Atividades para alfabetizar crianças com pequeno texto gato escondido
Atividades para alfabetizar crianças com pequeno texto gato escondido, atividades de alfabetização para imprimir.
Atividades de alfabetização – pequeno texto gato escondido
Sabemos que a escolha por atividades de alfabetização precisa ser criteriosa de modo a garantir o sucesso do aluno no processo de alfabetização. O trabalho com pequenos textos na sala de aula possibilita o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com foco na proposta de alfabetização e letramento.
Entretanto, não basta apenas a escolha das atividades. Torna – se necessário despertar nos alunos o interesse em participar ativamente deste processo de modo a contribuir com sua aprendizagem.
E, por isso, atividades de alfabetização que chamem a atenção dos alunos podem ser de grande ajuda.
Atividades de Alfabetização do 1º Ano
O processo de alfabetização compreende elementos importantes que refletem direta ou indiretamente na aprendizagem das crianças. É a partir da prática pedagógica que elas apoiarão suas aprendizagens e é, também, por meio dela que os aprendizes são inseridos na cultura escrita que os rodeia.
Sabemos que a alfabetização é um processo, e não se limita apenas a ler e escrever os signos do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é utilizada.
Dessa forma, entendemos a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica (alfabetização) e outra que diz respeito ao uso social (letramento).
Acreditamos que é possível, e necessário, alfabetizar com uma diversidade de textos que circulam socialmente para garantir tanto o domínio da técnica (conhecer a orientação da escrita, grafar e reconhecer as letras, segurar no lápis, relacionar som/grafia, usar o papel etc.) como saber usá-la e dominá-la com competência, para que a linguagem escrita cumpra sua função social.
Entendemos que esses dois caminhos, apesar de diferentes, devem ser traçados simultaneamente, pois essas aprendizagens não são pré-requisito uma da outra; essas aprendizagens acontecem ao mesmo tempo. Desde pequenas, as crianças pensam sobre a leitura e a escrita quando estão imersas em um mundo onde há, com frequência, a presença desse objeto cultural. Escola Ativa.
Atividades de Alfabetização: Pequenos Textos
Os pequenos textos são utilizados para estimular a leitura dos alunos do 1º ano, assim como sua expressão verbal. Essa atividade de alfabetização é de grande importância nesta fase por ser bastante enriquecedora.
A criança, no seu primeiro contato com o ensino formal, precisa de distintas oportunidades para conseguir se expressar e fazer a troca de experiência com os outros. Por isso, estes momentos permitem que o aprendizado de fato aconteça.
Por isso, trabalhar com pequenos textos para estímulo da leitura é um ótimo recurso para integrar as atividades de alfabetização. O educador poderá propor inúmeras formas de leitura, como jogos de leitura.
Níveis de evolução da escrita
1 NÍVEL PRÉ-SILÁBICO:
Inicialmente, a criança não diferencia o desenho da escrita, e não dá nenhum significado ao texto. Ela pensa que os desenhos dizem os nomes dos objetos.
Em seguida, começa a produzir riscos ou rabiscos típicos da escrita que tinha como forma básica (modelo). Se a forma básica for letra de imprensa, fará rabiscos separados, com linhas retas e curvas; se for a letra cursiva o modelo com que ela tem contato, fará rabiscos ondulados.
2 NÍVEL SILÁBICO:
Essa escrita constitui um grande avanço, e se traduz num dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento. Pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra vale por uma sílaba. Assim, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra.
3. NÍVEL SILÁBICO-Alfabético:
Esta fase apresenta-se como uma transição entre o nível silábico e o nível alfabético. Diante dos conflitos da hipótese silábica, a criança descobre que o esquema de uma letra para cada sílaba não funciona e, assim, procura acrescentar letras à escrita da fase anterior. Emília Ferreiro nos lembra que um adulto mal-informado poderá, nessa fase, achar que a criança está omitindo letras, o que não é verdade. A criança está é acrescentando letras à sua escrita da fase anterior. Trata-se de um progresso, e não de um retrocesso.
4 NÍVEL Alfabético:
É a fase final do processo de alfabetização de um indivíduo. Nesse nível, pode-se considerar que a criança venceu as barreiras do sistema de representação da linguagem escrita. Ela já é capaz de fazer uma análise sonora dos fonemas das palavras que escreve. Isso, porém, não significa que todas as dificuldades foram vencidas. A partir daí, surgirão os problemas relativos à ortografia, entretanto, trata-se de outro tipo de dificuldade que não corresponde ao do sistema de escrita que ela já venceu
Parabéns!
Atividades muito bem elaborada
Obrigada