Produção de texto com o tema animais. - Espaço Professor

Atividades 1º ano-

Atividades de produção de texto-

Avaliações 1º ano

Produção de texto com o tema animais.

Atividade de produção de texto com o tema animais. A produção de texto é um processo de interação, de diálogo, de constituição de sujeitos; a linguagem é, assim, uma atividade constitutiva que marca os processos interativos dos sujeitos.

Os modos como as crianças se relacionam com a organização textual, com a construção da malha temática do texto são muito diferenciados. (e, no entanto, a escola busca a homogeneização).

Produção de texto com o tema animais

É indiscutível que crianças que convivem em meios multiletrados, em contextos culturais favorecidos, tendem a processar esse movimento mais rapidamente que outros. A questão, no entanto, é que, para produzir textos, além de precisar ter o que dizer, precisa realizar uma operação mental, que é da ordem da cognição.

Trata-se de uma operação cognitiva de maior complexidade. Por exemplo: quando o aluno lê um texto, as relações já estão postas e, quando vai escrever, é ao contrário: ele é quem vai tecer, organizar o que será dito.

Produção de texto com o tema animais

Para que o aluno consiga realizar atividade de produção de texto com o tema animais, alguns conhecimentos prévios deve ser trabalhados antes. A atividade pode ser considerada também como diagnóstica para avaliar os conhecimentos do aluno acerca das atividades de produção. Também é possível que se realize uma produção coletiva e no final uma atividade individual.

Produção de texto com o tema animais

Para produzir textos de qualidade, seus alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas ideias. A chave é ler muito e revisar continuamente. ( Nova Escola) Por isso, trabalhe bastante a oralidade dos alunos antes do registro.

Produção de texto com o tema animais
Produção de texto com o tema animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *