Atividade de Alfabetização letra inicial BNCC (EF01LP07)
Atividade de Alfabetização letra inicial BNCC (EF01LP07) Objetivo: Identificar a letra inicial das palavras. BNCC: (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. Vale lembrar que segundo Magna Soares, no início do processo de alfabetização, o alfabetizador não deve se centralizar na letra nem no som da letra. Por quê? Sobretudo porque a letra corresponde a um fonema, e os fonemas linguisticamente não são pronunciáveis.
As vogais
A única exceção são as vogais, em que o nome da letra corresponde ao fonema que ela representa, embora uma letra vogal possa corresponder a mais de um fonema: o ‘a’ representa o /a/ [como em ‘abrir’], mas também representa o /ã/ [como em ‘anjo’]; o ‘o’, que representa a vogal fechada, como em olhar, a vogal aberta, como em ódio, a vogal nasal, como em onça; o mesmo ocorre com as demais vogais.
Fala-se muito que as vogais são cinco e na verdade elas são doze. Então, não se trata de uma escolha entre representar o nome da letra ou o som da letra, porque não é possível pronunciar o som das letras, das consoantes.
Você até pode apresentar o nome das letras, e isso costuma ajudar, porque uma boa parte das letras do nosso alfabeto tem um nome em que está presente o fonema que ela representa. Por exemplo, o nome da letra ‘p’ é uma sílaba [pê], que começa com o fonema que essa letra representa.
Em outras letras, o fonema a que a letra corresponde aparece no meio do nome. Por exemplo, na letra ‘m’, que tem o nome ‘eme’, que se pronuncia ‘emi’, o fonema /m/ está no meio do nome da letra.
Tanto é assim que é frequente, por exemplo, a criança transformar uma letra numa sílaba: ao escrever, por exemplo, ‘peteca’, ela coloca apenas o ‘p’ representando a sílaba ‘pe’. Isso mostra que o nome da letra ajuda a criança a perceber o fonema que ela representa.
O que é fundamental
Mas o que é fundamental é sempre trabalhar a letra na palavra, ou na sílaba, e não a letra isoladamente representando um som, porque não é possível pronunciar o som da letra, o fonema a que ela corresponde.
Assim, não se trata de apresentar o nome da letra ou o som da letra. É um processo integrado: letras, sons das letras acompanhando o desenvolvimento da criança nas etapas psicogenéticas.
A aprendizagem do sistema alfabético se dá pelo desenvolvimento simultâneo da conceitualização da escrita (as fases psicognéticas), o conhecimento das letras e a identificação dos fonemas a que as letras correspondem. Fonte: CEALE
Atividade de Alfabetização letra inicial BNCC (EF01LP07)
Atividades de Alfabetização
Realmente o processo de alfabetização é um momento enriquecedor para a criança, pois nesse processo ela se depara com um universo onde estão presentes as letras, as palavras e suas respectivas sílabas, além da escrita e a leitura.
Entretanto, para que a criança adentre esse universo de forma que ela obtenha um aprendizado satisfatório é preciso que ela conte com educadores que fazem a diferença ao disseminar a aprendizagem, pois dessa maneira certamente a alfabetização da criança será efetivada plenamente.
Diante disso, é preciso utilizar uma metodologia inteligente, na qual o aluno seja alfabetizado de forma lúdica e emancipadora, ou seja, é preciso utilizar estratégias de ensino que motivem a criança a aprender e principalmente a querer obter cada vez mais o conhecimento que lhe é transmitido no mundo educacional .
- atividades de alfabetização
- atividades de alfabetização 1º ano
- atividades de alfabetização 2° ano
- atividades de alfabetização para imprimir
- atividades de alfabetização e letramento
- atividades de alfabetização para educação infantil 5 anos
- atividades de alfabetização 2º ano para imprimir
Pensando nisso, as atividades de alfabetização tem como proposta apresentar exercícios silábicos que estimulam e motivam a criança, fazendo assim com que ela compreenda as semelhanças e diferenças que cada palavra traz em sua estrutura, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Dessa forma, um ambiente motivador é fator preponderante para o início da alfabetização e, portanto, o professor deve propor práticas pedagógicas que reúnam elementos que estimulem a aprendizagem, onde o aluno possa realizar com prazer as tarefas que lhe são propostas e o lúdico é um recurso educacional que poderá auxiliar tanto o processo de ensino, como o da aprendizagem