Consciência Negra texto Malaika - Espaço Professor

Datas comemorativas

Consciência Negra texto Malaika

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil em 20 de novembro. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
De acordo com a lei n° 10639, sancionada em janeiro de 2003, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. 
O conteúdo programático deverá incluir o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil. 
Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira deverão ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar. No entanto, mesmo após a aprovação da lei, esta tem sido ignorada por várias instituições escolares. 
Assim sendo, a proposta desta aula é uma oportunidade para o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar na escola sobre o tema, uma vez que a cultura africana abrange aspectos variados e importantes que podem ser trabalhados pelos professores das diferentes áreas do conhecimento, tais como: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Filosofia, Educação Artística, Matemática, Educação Física, dentre outros.
O texto Malaika relata a história de uma linda menininha negra que tem orgulho de sua cor. É composta por 3 páginas de atividades.
Para baixar clique no link abaixo;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *