Atividades com o alfabeto letra U - Espaço Professor

Alfabetização letra U

Atividades com o alfabeto letra U

Por que ensinar o alfabeto?
Ao ensinar  alfabeto é importantes  desenvolver o conhecimento do princípio alfabético. Assim, é preciso propiciar oportunidades para o aluno descobra que a relação entre sons e letras obedece a regularidades.
Normalmente os professores iniciam pelas vogais, depois o alfabeto completo, distinguindo vogais e consoantes.
Também é importante ter na sala um alfabeto móvel com os 4 tipos de letras.
Geralmente o alfabeto é deixado em posição central na sala de aula de preferência, acima do quadro no campo de visão de todos os alunos.
Material de apoio precioso para um ambiente alfabetizador na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é a ele que os pequenos recorrem quando querem encontrar uma letra e saber como grafá-la. Se sabem que “gato” se escreve com G, mas esqueceram o jeitão dele, é só caminhar pela sequência de letras até encontrá-lo. Se na hora de escrever “mar” bater a dúvida de quantas perninhas tem o M, a resposta também está lá. O alfabeto da classe é um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da escrita.

Para que o alfabeto realmente ajude na compreensão do funcionamento da escrita, é preciso saber usá-lo. Isoladamente, ele não é nada além de uma lista de letras. Apenas mandar a garotada ler a sequência de A a Z não faz ninguém avançar na alfabetização. “Memorizar a ordem das letras é importante, mas esse saber deve ser acionado pelas crianças durante atividades de reflexão sobre a escrita”, afirma Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.

Nova Escola


Conhecendo o alfabeto de forma lúdica.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Refletir sobre o sistema alfabético.
  • Conhecer as letras do alfabeto e sua sequência.
  • Trabalhar o processo de alfabetização.
  • Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.
  • Ampliar vocabulário.  
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1– Caça ao Tesouro
1- Professor essa aula tem como objetivos gerais trabalhar com as crianças as letras do alfabeto e sua sequência. Sendo assim, para iniciar a discussão, é interessante, através de uma roda de conversa, fazer questionamentos prévios para aguçar a curiosidade das crianças em relação à temática, bem como identificar os conhecimentos já adquiridos por elas.
Nesse sentido é importante explorar a escrita do próprio nome das crianças, para isso sugerimos trabalhar:
  • Letra inicial e final do nome das crianças.
  • Quais letras são necessárias para escrever o nome.
  • Instigar que as crianças percebam que algumas letras do seu nome são necessárias para a escrita do nome dos colegas e de outras palavras. 
 2-  Após realizar a roda de conversa com os conhecimentos prévios das crianças, convide-as para um “caça ao tesouro”. Nesse momento explique como é a brincadeira. Fantasie esse momento como a busca de um tesouro perdido através de pistas. Você pode explorar a profissão de detetive, conversar sobre o que esse profissional realiza.
Orientações: Professor, para preparar essa atividade é necessário colocar as pistas em diversos locais da escola (Cantina, Pátio, Banheiro, Sala de aula de outros professores etc.), para que, quando sair da sala com as crianças tudo já esteja preparado. Prepare também o baú do tesouro a ser encontrado. Você poderá utilizar uma caixa grande que deverá conter as letras do alfabeto em EVA (ou em outro material de sua preferência), e um livro que trabalhe com as letras do alfabeto. Indicamos o livro: Bichodário.  Este livro contempla a sequência alfabética, exemplificando com nome de animais que começam com as determinadas letras sugeridas.   
3- Ao sair com as crianças da sala de aula, vá direcionando- as para o local onde se encontra a primeira pista que pode estar localizada na porta de uma sala de aula próxima a sua. Ao encontrar a pista leia para as crianças as dicas da mesma (ex: a próxima pista esta no lugar onde lavamos as mãos e fazemos xixi) para que possam encontrar o próximo local onde estejam as próximas pistas, e assim sucessivamente até encontrar o tesouro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *